Implementação da agricultura orgânica como alternativa de renda nas pequenas propriedades rurais no Estado do Rio Grande do Sul
DOI:
Palavras-chave:
Agricultura Orgânica, Margem de Contribuição, CustosResumo
Este trabalho tem por objetivo desenvolver um estudo para identificar a margem de contribuição de algumas culturas produzidas de forma ecológica, elaborando-se um comparativo entre as vendas realizadas em feiras livres e no CEASA. Este estudo, proporcionará ao agricultor da pequena propriedade rural uma visão de qual produto está gerando maior margem de contribuição. Os dados utilizados resultaram de observações realizadas em propriedades rurais do Estado do Rio Grande do Sul, que foram posteriormente correlacionados com dados teóricos. Foram consideradas as características e métodos de plantio de cada cultura (alface, cenoura, beterraba, couve-flor, repolho, tomate e brócolis) escolhida. Para facilitar o entendimento do proprietário rural utilizou-se a mesma medida de área para todas as culturas. Após a realização da análise das propriedades por meio de observação, realizou-se os cálculos, alocando-se custos fixos, custos variáveis, despesas variáveis foi possível observar a margem de contribuição de cada produto vendido em feiras livres e no CEASA, a diferença encontrada é de muita relevância como pode-se observar no decorrer do trabalho. Os resultados da alocação da margem de contribuição contemplam apenas um ciclo de produção, sendo o tomate a cultura que apresentou a maior margem de contribuição positiva e o repolho com margem de contribuição negativa. A margem de contribuição encontrada nos produtos vendidos nas feiras livres é maior que a dos produtos vendidos no CEASA, proporcionando desta forma mais lucratividade à propriedade e gerando a possibilidade de ampliação e continuidade da mesma.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Nadil Brollo, Sérgio Cavagnoli Guth, Maria Emilia Camargo, Marta Elisete Ventura da Motta
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.