Uso de ivermectina 1% no controle de carrapatos de bovinos da região de Martinésia, MG
DOI:
Palavras-chave:
Antiparasitários, Bos indicus; Bos taurus;carrapaticidasResumo
Os carrapatos são os mais importantes ectoparasitos das regiões tropicais e subtropicais do mundo e uma das formas de controle desses parasitas consiste no uso de carrapaticidas. Neste trabalho, propôs-se estudar a eficácia da ivermectina 1% em bovinos da região de Martinésia, munícipio de Uberlândia, MG. Foram utilizados 30 mestiços machos infectados naturalmente que foram divididos em três grupos, sendo que em dois deles os bovinos foram inoculados com duas diferentes marcas de carrapaticidas comerciais a base de ivermectina 1%, em uma dose única de 0,2 mg/kg, pela via intramuscular. O último lote não recebeu tratamento, sendo considerado o grupo controle. Em dias pré-determinados após a aplicação dos carrapaticidas, realizaram-se a contagem e a estimativa do número de ectoparasitas nos animais. Observou-se que os animais tratados com esse fármaco apresentaram queda brusca e satisfatória na média do número de teleóginas, concluindo-se assim, que a ivermectina 1% é uma boa opção para o controle da infestação de carrapatos em bovinos da região de Martinésia, MG.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Juliana Cristina Naves; Francisco Sales Resende Carvalho; Carlos Roberto da Silva; Carmen Sílvia Marquez Ribeiro; Líria Queiroz Luz Hirano; Rafael da Costa Pereira Innocentini; Thiago Felipe Braga, Pablo Gomes Noleto, Carolina Cardoso Nagib Nascimento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.