Ocorrência de contusões em carcaças bovinas abatidas em um matadouro-frigorífico de Uberlândia-MG
DOI:
Palavras-chave:
Abate, bovinos, qualidade da carneResumo
No mercado internacional de carnes, o consumidor está cada vez mais exigente quanto à qualidade do produto e o bem-estar animal. Um dos aspectos que interferem na qualidade da carcaça são as contusões. Sendo assim, o presente trabalhou objetivou analisar a ocorrência de contusões em carcaças de bovinos, identificando a sua localização (traseiro, costelas e dianteiro), classificação e a propriedade de origem de cada carcaça. O trabalho foi realizado em um matadouro-frigorífico de Uberlândia (MG), no mês de janeiro de 2010, onde foram avaliadas 697 carcaças bovinas. De acordo com a estatística, a distância entre as propriedades de origem dos animais e o abatedouro não teve relação significativa com os resultados. Do total de carcaças, 631 apresentaram contusões, sendo que apenas 06 tiveram lesões extensas por toda a carcaça. Do total de 2277 contusões, 1547 ocorreram no traseiro, 405 na região das costelas e 325 no dianteiro. As contusões de Grau I foram as mais encontradas, seguidas das de Grau II e, em menor frequência, as de Grau III. Apesar da alta ocorrência de contusões, principalmente no quarto traseiro, região onde se concentra os cortes nobres, a maioria das lesões foram de Grau I, ou seja, superficiais, afetando somente o tecido subcutâneo, o que torna o problema menos agravante.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Marcela Rodrigues Pereira Cardoso, Mariela Silva Moura, Marcos Dias Moreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.