Dietas volumosas para ruminantes constituídas pelos fenos de capim-tifton 85 e de leucena
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v6n15.1354Palavras-chave:
composição química, leguminosa, produtividadeResumo
O suporte alimentar dos rebanhos da Região Nordeste está garantido no período chuvoso. Contudo, ao longo do período seco, que geralmente compreende a maior parte do ano, são observadas perdas substanciais na qualidade e disponibilidade de forragem no pasto nativo, que reflete diretamente na produtividade dos rebanhos. A busca por alternativas de volumosos na época da estação seca, que sejam economicamente viáveis, tem levado muitos pecuaristas a utilizarem a leucena em associação com feno de capim-Tifton 85 na alimentação de ruminantes, são alternativas estudadas e citadas na literatura, não somente devido às vantagens agronômicas que a leucena oferece, resposta positiva no desempenho e produtividade nos rebanhos nordestinos, mediante a sua utilização. Esta revisão bibliográfica foi realizada com o objetivo de discutir as características nutricionais da leucena e suas formas de utilização na alimentação de ruminantes. Abordaram-se informações como composição química, digestibilidade e consumo, melhorando o desempenho dos animais. Os resultados de diferentes trabalhos de pesquisa sugerem várias formas de utilização da leucena associado ao feno de capim-Tifton 85 para a obtenção de resultados satisfatórios.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Yânez André Gomes Santana, Arnaud Azevêdo Alves, Miguel Arcanjo Moreira Filho, Cícero Fortes de Cerqueira Neto, Melina da Conceição Macêdo da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.