Aspectos anátomo-histólogicos da cérvix em ovelhas Santa Inês
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v6n19.1380Palavras-chave:
morfologia, inseminação artificial, trato genitalResumo
Com o objetivo de caracterizar morfologicamente a cérvix de ovelhas visando ajudar na compreensão desta estrutura e conseqüentemente melhorar a eficiência reprodutiva da espécie, 22 cérvices de ovelhas não gestantes, da raça Santa Inês, com média de idade de 3,3±1,1 anos e pesando entre 28 e 35 kg foram avaliadas macro e microscopicamente. Encontrou-se um comprimento de cérvix, de 6,2±0,99cm apresentando-se com 6,11±0,43 projeções circulares. Microscopicamente, apresentou uma camada de epitélio simples cilíndrico, seguida de uma camada de tecido conjuntivo frouxo (1,5±0,27mm) e uma camada de tecido muscular liso (4,5±1,23 mm) no sentido circular. Após a camada muscular da mucosa, há uma camada de tecido muscular, no sentido longitudinal (7,5±0,63mm). E finalmente, há uma camada serosa (10±2,15 mm) formada por fibras de tecido conjuntivo frouxo. Conclui-se que a cérvix de ovelhas da raça Santa Inês é delimitada por anéis fibro-musculares, contendo pregas de mucosa de tamanho e ramificações variados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Lauro César Soares Feitosa, Siluana Benvindo Ferreira, Yânez André Gomes Santana, Miguel Ferreira Cavalcante Filho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.