Controle físico-químico de água de abastecimento para consumo e uso industrial: sistema de tratamento, métodos de análise e parâmetros legais
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v6n26.1420Palavras-chave:
água, resíduo, físico-química, qualidadeResumo
O objetivo do presente trabalho foi realizar um levantamento bibliográfico sobre a análise físico-química da água de abastecimento e residuais, ressaltando a importância da água e da sua qualidade para a manutenção da vida, do sistema de abastecimento de água para consumo humano e seu tratamento, até a realização propriamente dita das análises físico-químicas de interesse aos órgãos governamentais. A execução das análises laboratoriais para o controle e vigilância fornecem uma indicação de sua qualidade, auxiliando na verificação e monitoramento dos padrões pelo governo federal, estadual e municipal baseados na legislação vigente. Quando se seleciona a tecnologia e o sistema de tratamento, é vital que todas as informações acerca da fonte de água sejam coletadas. Isso é importante para conhecer como se comporta a água antes de tentar estabelecer o sistema de tratamento adequado. Do mesmo modo é fundamental realizar um programa de monitoramento na Estação de Tratamento de Água (ETA), de forma a avaliar cada estágio do tratamento no que se refere a sua eficácia e eficiência. As características das águas potáveis variam, sendo de grande importância a metodologia analítica para determinação dos parâmetros físico-químicos que avaliam essas propriedades e devem atender às especificações das normas nacionais.Portanto, antes da escolha do método, deve-se conhecer a natureza da água e definir o que se quer analisar para que se tenha resultados satisfatórios.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Carla Inês Soares Praxedes, Kênia de Fátima Carrijo, Renata Groetaers da Silva Freire
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.