Indução de hiper-reatividade ao estresse por separação materna em rato da linhagem Wistar
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v7n1.1488Palavras-chave:
estresse, separação materna, ratoResumo
Os cuidados maternos na infância são a principal fonte de estímulos para o desenvolvimento, crescimento e proteção de respostas adaptativas a fatores estressantes. A privação da presença materna pode romper com essa proteção no inicio da vida. Procuramos com o presente estudo descrever o desenvolvimento dos filhotes no período do experimento de separação materna. Os filhotes de ratos foram isolados diariamente dos cuidados da mãe durante três horas. O principal resultado foi que os filhotes que sofreram separação materna apresentaram um desenvolvimento inferior comparados com os filhotes controle. Podemos concluir que o estresse durante a infância pode influenciar o desenvolvimento emocional e provocar fisiopatologias no animal adulto.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Gabriela Camila Barreto, Steffanie Nunes Martins Brito, Karina Bianca Messias, Ricardo Sgarbi Augusto, Otávio Augusto Martins

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.