Espécies fúngicas isoladas de ração para gatos comercializadas
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v8n15.1754Palavras-chave:
Alimentação animal, micotoxinas, fungos.Resumo
A contaminação por fungos nos alimentos podem causar inúmeras perdas econômicas associadas à redução de nutrientes, da palatabilidade e podendo haver à presença de micotoxinas, afetando tanto a saúde humana como a animal . Nesse trabalho objetivou-se avaliar a micobiota da ração de gatos comercializadas em Teresina-PI e verificar se as cepas isoladas são capazes de produzir aflatoxinas. Foram adquiridas 30 amostras de ração, sendo de seis marcas diferentes. Das 30 amostras pesquisadas em apenas oito não foi detectada a presença fúngica. Foi possível isolar espécies de Aspergillus spp. e Penicillium spp., sendo que a espécie mais frequente foi o Aspergillusflavus. Pelo método utilizado foi possível identificar cepas capazes de produzir aflatoxinas. Em rações para gatos comercializadas em Teresina é possível isolar fungos e de encontrar cepas produtoras de aflatoxinas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Indira Portela Barbosa, Aline Maria Dourado Rodrigues, Maria Christina Sanches Muratori, Marcos Daniel de Sousa Ferreira, Francisco das Chagas Cardoso Filho, Maria Marlúcia Gomes Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.