Afecção oftálmica periocular causada por Pseudomonas sp em Amazona aestiva – relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v16n2.1275Palavras-chave:
Psitacídeos, Oftamologia, Infecção bacteriana.Resumo
Inúmeras são as doenças bacterianas que afetam as aves ornamentais, sejam como agentes primários ou secundários. Nas aves as bactérias Gram negativas são consideradas as mais patogênicas, dentre estas, destacam-se as Pseudomonas sp que são normalmente encontradas em pequenas quantidades em culturas realizadas com amostras de coanas e cloaca de aves. Entretanto, quando é encontrada fora do trato gastrointestinal ou da região coana/orofaringe pode-se tornar um perigoso agente patogênico. O diagnóstico foi feito através do isolamento e identificação do agente patogênico Pseudomonas sp. Para o tratamento desta enfermidade empregou-se o uso do antiinflamatório Meloxicam, do antibiótico Enrofloxacina, do colírio antibacteriano Tobramicina, além do uso destes medicamentos administrou-se 2ml de Glicose por via oral. Ao final do tratamento observou-se uma melhora do estado geral do animal, com a parada de secreção nasal, da diarréia e regressão do processo inflamatório no olho direito do animal. Considerando os resultados obtidos, concluiu-se que o tratamento realizado foi eficiente para a cura do animal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Catarina Rafaela Alves da Silva; Francisco Lima Silva; Marcos Daniel de Sousa Ferreira; Deyse Naira Mascarenhas Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.