A percepção do consumidor de carne ovina e caprina no município de Olho d’Água – PB
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v12n5a96.1-6Palavras-chave:
cadeia produtiva, ovinocaprinocultura, produto de origem animalResumo
Objetivou-se avaliar o consumo de carnes caprinas e ovinas no município de Olho d’Água - Paraíba. Foram aplicados 80 questionários contendo 12 perguntas sobre: sexo, idade, estado civil, renda mensal, escolaridade, consumo, motivos de não consumir, frequência de consumo, local de compra, influencia na compra, preferência pelo tipo de corte e consumo de buchada. Os resultados mostraram que a maioria dos entrevistados é do sexo feminino (62,5%), com idade variando entre 16 e 30 anos (81,25%), renda mensal de 260 a 500 reais (48,75%) e ensino médio completo (37,5%). 62,5% dos entrevistados consomem carne caprina e ovina, os que não consomem caprino/ovina alegaram que estas carnes são gordurosas (65%), apresentando um “ranço”. 53% dos entrevistados consomem carnes caprinas e ovinas semanalmente. A feira livre (45,30%) é o principal local de compra O preço (45,27%) é o fator que mais exerce influencia na hora da compra. O corte traseiro (pernil) é o preferido pelos entrevistados (39,44%). Em relação a buchada, 61% dos entrevistados a apreciam enquanto 39% não gostam desta iguaria. Desse modo, conclui-se que As carnes caprinas e ovinas são bastante consumidas pela população de Olho d’Água - PB. Incentivos devem ser realizados com o intuito de aumentar o consumo, através de divulgações da qualidade nutricional e do beneficio que esse produto traz a saúde humana.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Rosa Maria dos Santos Pessoa, Glayciane Costa Gois, Anderson Antônio Ferreira da Silva, Joyanne Mirelle de Sousa Ferreira, Alex Gomes da Silva Matias, Fleming Sena Campos, Cristina Aparecida Barbosa de Lima , Raiany Meirelli dos Anjos Rodrigues, Luana de Fátima Damasceno dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.