Avaliação do diagnóstico precoce de gestação através de exames citológicos do tecido epitélio vaginal, em ovelhas da raça Santa Inês
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v5n33.1215Palavras-chave:
Citologia, diagnóstico de prenhez, reprodução, ovinos (ovis aries)Resumo
O trabalho analisou as alterações citológicas do tecido epitélio vaginal de 40 ovelhas da raça Santa Inês, que através do exame, conduzissem ao diagnóstico de gestação. Foram escolhidas as ovelhas, aleatoriamente, o material foi coletado com o auxilio de um swab, em seguidas foram preparadas as lâminas e a coloração utilizada foi Papanicolau. Os animais gestantes apresentaram predominância das células parabasais (58,93%), enquanto, que os animais não gestantes apresentaram predominância das células intermediárias (72,83%).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Adelmo Ferreira de Santana, Lívia Paola Resende, Adriano Leão Silva Caetano
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.