Utilização da fitoterapia no controle da eimeriose no rebanho ovino no Município de Entre Rios – Bahia
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v5n33.1214Palavras-chave:
fitoterapia, tanino, eimeria e ovinoResumo
Este estudo teve como objetivo avaliar à ação dos extratos de Cajueiro (Anacardium occidentale), Jurema-preta (Mimosa tenuiflora willd.) e Angico (Anadenanthera colubrina) sobre a produção de oocistos de Eimeria, administrados em diferentes concentrações em ovinos da Fazenda Experimental de Entre Rios pertencente à Escola de Medicina Veterinárias da Universidade Federal da Bahia. Os extratos foram preparados e administrados em 2 doses a partir da primeira coleta de fezes, em 21 animais mestiços da raça Santa Inês e Somalis. Nos resultados obtidos dos tratamentos foi observado ação inibitória destes extratos sobre o desenvolvimento de oocistos de Eimeria.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Adelmo Ferreira de Santana, Hedigila Thabata Da Silva Ribeiro, Adriano Leão Silva Caetano, Catarina Nunes Bittencourt

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.