Tecnologia de produção de whey protein
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n4a552.1-4Palavras-chave:
leite, proteínas, soro, suplementaçãoResumo
O whey protein, se caracteriza por sua alta taxa de proteínas, aminoácidos e seu baixo teor gorduroso, é um produto a base do soro do leite. Indicado principalmente para a obtenção de massa magra e suplementação, sendo um produto de uso extensivo e intensivo. O alcance do soro do leite acontece pela atividade de troca iônica durante a conversão de leite em queijo. Devido às variadas técnicas de produção e processamento necessita que sejam realizados inúmeros processos para a obtenção do produto ideal. O suplemento diferencia de acordo com suas concentrações, misturas, processamento e valor biológico. Sobretudo, existem três classificações do produto: o concentrado, o isolado e o hidrolisado. Os suplementos proteicos existem em diferentes formas: pó, líquido, cápsulas, gel, flocos ou em barras. As tecnologias alcançadas na cadeia deste produto são de extrema importância, para que se defina a sua qualidade. Começando na extração da proteína a partir do soro do leite, que, quanto melhor a extração for feita, mais puro será o whey protein. Quanto menor for à presença de outras substâncias, como gorduras e carboidratos e o máximo de concentração de proteína, maior importância terá este produto dentro do mercado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Caroline de Souza Palu, Ana Carolina de Freitas, Ana Flavia Ribeiro, Julia Nicolau Tonin, Maria Eduarda Souza Pereira, Milena Bibiano, Victória Melo, Raimundo Nonato Rabelo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.