Simulação do efeito sedativo de doses altas de detomidina em equinos
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v12n11a218.1-5Palavras-chave:
Modelamento farmacocinético/farmacodinâmico, alfa 2 agonistas, farmacologia clínicaResumo
O objetivo do presente estudo foi simular o efeito sedativo da administração de detomidina nas doses de 80ug/kg e 30 ug/kg por via intravenosa e intramuscular em equinos. Foi realizado um modelamento farmacocinético/farmacodinâmico (PK/PD) com a curva sigmoide de concentração plasmática, obtidas por Mama e colaboradores, em função do efeito na posição da cabeça mediante a equação de Hill. Seguidamente foi realizada uma simulação do efeito sedativo das doses de 80ug/kg via intravenosa (IV) e intramuscular (IM) por meio da equação de Hill. As concentrações plasmáticas maiores e mais prolongadas obtidas após as administrações de 80ug/kg, quando comparadas às administrações de 30ug/kg resultaram em efeitos superior e mais duradouros. A simulação do efeito de detomidina após a administração de 80ug/kg via IV determinou efeitos na posição da cabeça superiores a 90%, 75% e 50% até 2, 4 e 6 horas após administração. Enquanto que a simulação do efeito de detomidina após a administração de 80ug/kg via IM determinou efeitos na posição da cabeça superiores a 90%, 75% e 50% até 3, 4 e 6 horas após administração. A presente simulação demostrou que os efeitos da posição da cabeça após a administração de 80ug/kg de detomidina por via IV e IM em equinos são superiores e mais duradouros que administrações de 30ug/kg. Porem, estudos in vivo devem ser realizados a fim de verificar os potenciais efeitos adversos dessas dosagens em equinos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Lucas Valeiras Gaddini, Marilda Onghero Taffarel, Marcos Ferrante
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.