Comparação da eficácia de difloxacina e orbifloxacina no tratamento de infeções de E. Coli e S. Intermedius em cães
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v12n11a204.1-5Palavras-chave:
farmacodinâmica, farmacocinética, flourquinolonas, otimização de dosesResumo
O objetivo do presente trabalho é avaliar e comparar o efeito de mudanças na CIM, nas taxas de eficácia de difloxacina e orbifloxacina no tratamento das infecções bacterianas causadas por Escherichia coli (E. coli) ou Staphylococcusintermedius (S. intermedius) em cães. Realizou-se o modelamento farmacocinético/farmacodinâmico (PK/PD) para a determinação da eficácia do tratamento com 5 mg/kg de diclofaxina ou 2,5mg/kg de orbifloxacina via oral a cada 24 horas de infeções causadas por por E. coli S. intermedius em cães. Foi realizada uma simulação de Monte Carlo dos parâmetros farmacocinéticos de 10.000 eventos. Os valores de PK foram obtidos de estudos realizados em cães, onde determinaram valores de ASC24 de 9.34 ± 2.09 ug/ml para difloxacina e de ASC24 de 12.72 ± 2.29 ug h/ml para orbifloxacina. Seguidamente foi realizado modelamento PK/PD para determinar as taxas de probabilidade de atingir os índices ASC24/CIM90 de correspondientes, no intervalo de CIM de 0.062 – 0.5ug/ml. A probabilidade de obter a cura bacteriologia após o tratamento com qualquer dos fármacos diminuiu significativamente para infeções causadas por E. coli ou S. intermedius com CIM superiores a 0.125 ug/ml (p˂0,001). O analises comparativo das taxas de eficácia estimadas para os dois fármacos avaliados determinou que não existem diferencias significativas para o tratamento de infeções causadas por E. coliou S.intermedius no intervalo de CIM estudados (p˃0.05). Estes resultados indicam que apesar da diferencia na doses administrada a eficácia de ambos tratamentos não apresenta diferencias significativas. Porem para casos com CIM superiores deveram ser realizados ajustes na doses.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Gabrielda Silva Paiva, Gabriele Mortean da Silva, Maria Eduarda Canassa, Sheila Rezler Wosiacki, Marcos Ferrante
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.