Contribuições das intervenções assistidas por animais para o desenvolvimento de crianças

Autores

  • Marcos Ferrante Universidade Estadual de Maringa
  • Sheila Souza Jorge Mestranda do programa de Pós Graduação em Produção Sustentável e Saúde Animal (PPS), Universidade Estadual de Maringá
  • Maria José Baptista Barbosa Docente do curso de Medicina Veterinária da Universidade Estadual de Maringá, Umuarama, PR Brasil.
  • Sheila Rezler Wosiacki Docente do curso de Medicina Veterinária da Universidade Estadual de Maringá, Umuarama, PR Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.31533/pubvet.v12n11a205.1-9

Palavras-chave:

Atividade assistida por animais, educação assistida por animais; interação homem-animal, terapia assistida por animais

Resumo

O objetivos deste artigo é fornecer uma revisão das evidências sobre os efeitos das intervenções assistidas por animais (IAA) no desenvolvimento emocional, comportamental, cognitivo, educacional e social de crianças. As IAA utilização de animais como mediadores e são desenvolvidas por uma equipe multidisciplinar que inclui educadores, psicólogos, psicopedagogos, terapeutas, enfermeiros e veterinários. Estas podem ser divididas em Atividade Assistida por Animais (AAA), Terapia Assistida por Animais (TAA), Educação Assistida por Animais (EAA), Educação Mediada por Animais (EMA). Animais fazem as pessoas se sentirem bem, e um animal de estimação pode melhorar a saúde. Os animais de estimação podem aliviar a solidão, reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão, promover a interação social, estimular o exercício e a ludicidade, além de proporcionar amor e afeto incondicionais. Cuidar de um animal de estimação pode ajudar as crianças a crescerem mais seguras e ativas. No campo da educação, os animais de estimação potencializam as práticas pedagógicas e proporcionam espaços e ações diversificadas que promovem o desenvolvimento cognitivo e psicossocial dos alunos. Por tanto, as IAAs auxiliam de diversas formas no processo de desenvolvimento integral das crianças. Finalmente, é possível notar que além dos benefícios e possibilidades das IAAs nas interações entre animais e humanos, é expressa a necessidade de que sejam explorados mais estudos nessa área, principalmente no que se refere às contribuições com as crianças.

Downloads

Publicado

10-12-2018

Edição

Seção

Medicina veterinária

Como Citar

1.
Ferrante M, Souza Jorge S, Baptista Barbosa MJ, Rezler Wosiacki S. Contribuições das intervenções assistidas por animais para o desenvolvimento de crianças. Pubvet [Internet]. 10º de dezembro de 2018 [citado 23º de dezembro de 2024];12(11). Disponível em: https://ojs.pubvet.com.br/index.php/revista/article/view/977

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)