Persistência do ducto arterioso em um bovino
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n6a584.1-4Palavras-chave:
bezerra, necropsia, persistência do ducto arteriosoResumo
O ducto arterioso é uma estrutura que liga o arco pulmonar à aorta durante a vida fetal dos mamíferos, permitindo que o sangue arterial contorne o pulmão ainda não expandido. A ausência do fechamento desse canal caracteriza a persistência do ducto arterioso. O objetivo deste trabalho foi descrever um caso de persistência do ducto arterioso (PDA) em uma bezerra de raça mestiça, de quatro dias de idade. O animal apresentava apatia, decúbito e anorexia. O quadro clínico evoluiu para dispneia severa e morte do animal. Foi realizada necropsia na qual observou-se PDA. Tem sido mencionado que a PDA é infrequente em ruminantes, quando comparada com cães. Entretanto, alguns autores sugerem que a escassez de diagnóstico em grandes animais, principalmente em ruminantes, faz com que essa doença se enquadre como rara. Em seres humanos e em pequenos animais o tratamento de PDA é cirúrgico. Entretanto, não há relatos desse tratamento para bovinos. PDA em bezerros deve ser incluída no diagnóstico diferencial de animais com severa dispneia logo após o nascimento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Júlio Cesar Vassoler, Mikaelly Lopes Broseghini, Jeferson Miguel Vassoler, Julio Cezar Menegassi, Solimar Felipe Contarini, Luiz Alexandre Moscon, Mariana Caetano Teixeira, Diogo Almeida Rondon, Clairton Marcolongo Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.