Anatomia comparada com o valor nutritivo de gramíneas forrageiras
DOI:
Resumo
Nas últimas três décadas têm-se realizado estudos comparando o valor nutritivo das plantas forrageiras ao arranjo e proporção dos tecidos para dimensionar o potencial de digestibilidade das plantas. Há uma associação entre o valor nutritivo e a proporção de tecidos nas gramíneas tropicais, verificando baixos coeficientes de digestibilidade relacionados às elevadas proporções de xilema e esclerênquima e aos teores de FDN, FDA e lignina. Existe correlação significativa positiva entre bainha parenquimática do feixe, esclerênquima e tecido vascular lignificado, com os teores de FDN, FDA e lignina e negativas com os teores de proteína bruta. O nível de inserção das lâminas foliares influencia a proporção dos tecidos, sendo que lâminas do nível de inserção superior apresentam estrutura de suporte mais desenvolvida, com maior proporção de tecidos de sustentação e paredes celulares mais espessas. A espessura das paredes das células do esclerênquima é fortemente influenciada pelo estádio de desenvolvimento e varia com a espécie. Desta forma, essas alterações nos tecidos afetam a composição química, sendo assim, estes estudos são imprescindíveis como ferramenta para auxiliar em trabalhos de melhoramento genético de plantas forrageiras.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Andréa Krystina Vinente Guimarães
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.