Efeito da irrigação e da adubação nitrogenada no teor de proteína bruta do Capim-Elefante (Pennisetum purpureum cv. Pioneiro)
DOI:
Palavras-chave:
pastagem irrigada, lâmina de irrigação, nutriçãoResumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de diferentes níveis de irrigação e de adubação nitrogenada sobre o teor de proteína bruta (%PB) da gramínea forrageira Pennisetum purpureum cv. Pioneiro. O trabalho foi conduzido na área experimental da Embrapa Meio-Norte em Parnaíba, Piauí, em Neossolo Quartzarênico Órtico Típico. Os níveis de irrigação aplicados foram calculados em função do fracionamento da evaporação do tanque classe “A” (ECA) entre duas irrigações consecutivas: 0,2; 0,6 e 1,0. Os tratamentos de adubação foram 100, 200 e 300 kg/ha.ano de N aplicados na forma de uréia. Para efeito de análise, foram processados cinco cortes da gramínea no período de avaliação. O aumento das lâminas de irrigação não apresentou efeito significativo nos teores de proteína bruta do capim-pioneiro. O efeito da adubação nitrogenada sobre o teor de proteína bruta do capim-pioneiro foi linear. A combinação da lâmina de água correspondente a 0,2 ECA e o nível de adubação de 300 kg/ha.ano de N apresenta os melhores resultados, em função da %PB encontrada e da possibilidade de economia de água, com redução nos custos de produção da forragem.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Braz Henrique Nunes Rodrigues, João Avelar Magalhães, Alex Carvalho Andrade, Maria Socorro de Souza Carneiro, Newton de Lucena Costa, Francisco José de Seixas Santos, Eduardo Esmeraldo Augusto Bezerra
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.