Métodos para elevar o ritmo reprodutivo dos ovinos
DOI:
Palavras-chave:
.Resumo
Revisou-se técnicas de manejo que não fazem uso de biotecnologias aplicadas à reprodução animal, capazes de elevar o ritmo reprodutivo em ovinos. As práticas aqui apresentadas priorizam medidas gerenciais que, na maioria das vezes, são menos onerosas que os métodos de reprodução assistida. Os assuntos abordados foram: estação de acasalamento; amamentação controlada; desmame precoce; efeito macho; flushing; programa de luz; melhoramento genético; e sistemas de parição. Embora estas práticas visem o aumento da eficiência produtiva, sua implantação nos sistemas de produção exige prévio conhecimento da interdependência destes temas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Bruno Carlos Pires, Marco Antônio de Oliveira Viu, Dyomar Toledo Lopes, Edson Júnior Heitor de Paula, Murillo Machado Cruz, Alessandra Feijó Marcondes Viu
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.