Toxocaríase em crianças e adolescentes: uma revisão sistemática dos estudos epidemiológicos
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v5n31.1203Palavras-chave:
Toxocara canis, fatores de risco, criançasResumo
A presente revisão sistemática descreve a prevalência e os fatores de riscos associados à soroprevalência positiva na faixa etária de zero a 18 anos. A metodologia utilizada foi pesquisa em base de dados como Pubmed, Science direct e Scielo. Foram selecionados 91 artigos inicialmente, os quais 13 foram considerados relevantes para o presente trabalho. Em todos os trabalhos analisados, foi grande a variação da prevalência da doença. As condições socioeconômicas da família juntamente com ter contato com cães e gatos e areia foram os principais fatores de riscos para toxocaríase, e outras variáveis como onicofagia, geofagia, não lavar as mãos antes de comer também foram identificados como fatores de risco e alguns autores associaram sinais clínicos à soroprevalência positiva. Concluiu-se que são necessários mais estudos de base populacional representativos dessas faixas etárias e critérios uniformes para definir a prevalência e os fatores de risco, além da necessidade de medidas preventivas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Ingrid Ney Kramer de Mello, Pricila A. Grasse Pietralonga
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.