Correlação entre intervalo desmame-cio e duração do cio em fêmeas suínas de granja comercial
DOI:
Palavras-chave:
Desempenho reprodutivo, correlação, manejo, cio.Resumo
O objetivo do trabalho foi verificar a correlação existente entre IDC e DC em fêmeas suínas de granja comercial. As amostras foram coletadas em uma granja de ciclo completo no município de Brasilândia no Mato Grosso do Sul. A detecção de cio foi feita por meio de rufião, duas vezes ao dia, com intervalo de 7 horas entre as observações. Para a análise foram utilizadas 183 fêmeas com OP de 1 a 9 e IDC entre 24 e 168 horas. O método estatístico utilizado foi o Coeficiente de Pearson ao nível de significância de 5%. Apesar de baixa (Pearson = -0,293) foi significativa (p≤0,05) a correlação negativa entre IDC e DC, sendo então fatores a serem levados em consideração para a estruturação do manejo reprodutivo em granjas comerciais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Castro, I. P.; Santana, J. A.; Cintra, R. V.; Graff, H. B.; Antunes, R. C.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.