Efeito fundador em um estoque cultivado de Pseudoplatystoma corruscans (Pisces: Pimelodidae): Uma análise da variabilidade genética entre populações silvestres e cultivadas&
DOI:
Palavras-chave:
Surubim, Marcadores moleculares, Efeito fundador, Piscicultura.Resumo
Dois grupos, um nativo e outro cultivado, de Surubim Pintado Pseudoplatystoma corruscans provenientes da Bacia do São Francisco foram analisados por meio de marcadores de RAPD (Random amplified polymophic DNA), O objetivo foi verificar a possível perda de variabilidade genética do grupo cultivado frente aos animais provenientes da natureza. Sob todos os aspectos analisados (teste de heterogeneidade, índice de fixação de alelos, distância e identidade genética de NEI) foi possível diferenciar os dois grupos e verificou-se uma acentuada redução da variabilidade genética no grupo cultivado, com um maior grau de similaridade genética entre os indivíduos provenientes de piscicultura. As causas desta redução e suas implicações sob o manejo da pesca, aquacultura e preservação desta espécie, são discutidas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Alexandre Benvindo de Sousa e Pedro Manoel Galetti Jr
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.