Aspectos da dor e sofrimento no bem-estar de bovinos leiteiros acometidos por podopatias
DOI:
https://doi.org/10.22256/PUBVET.V11N11.1074-1084Palavras-chave:
bioética,bovinocultura leiteira,claudicação,legislação,podologiaResumo
A dor e o sofrimento estão presentes em todos os sistemas de exploração de bovinos leiteiros e as podopatias, associadas ou não as claudicações, representam um dos mais importantes problemas de saúde que compromete o bem-estar desta categoria animal. Do ponto de vista médico a dor e o sofrimento são entidades nosológicas complexas e o seu diagnóstico, controle e tratamento envolve fatores que interagem não só com os animais, mas com o homem, o qual representa o problema central. Neste contexto, a sociedade vem se tornando cada vez mais sensível a dor e ao sofrimento animal, demonstrando sentimento que não se limita apenas a crueldade. Existem vários fatores pelos quais esta problemática persiste nos ambientes de criação de bovinos e, na maioria das vezes, têm sido ignorados. No entanto, alguns destes fatores são opressivamente subordinados a pecuária estritamente condicionada pelo valor econômico dos animais, fazendo da eutanásia, morte ou abate antecipado um refúgio para escapar da dor e do sofrimento desnecessários. Neste cenário, a bovinocultura leiteira tem características essencialmente extrativistas, não só do ponto de vista econômico, mas também científico. Esta revisão tem o objetivo de discutir os aspectos da dor e do sofrimento dos bovinos leiteiros afetados por podopatias e gerar um modelo conceitual de avaliação desta e outras patologias no contexto das questões de bem-estar, legislação pertinente, comissões de ética e sociedades protetoras dos animais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Jackson Barros do Amaral, Guilherme Trevisan
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.