Nocardiose cutânea em cães e gatos: Revisão
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v13n12a468.1-6Palavras-chave:
dermatologia, doenças bacterianas, cão, gato, nocardiose, Nocardia spp.Resumo
As dermatopatias representam grande parte dos casos atendidos na clínica médica de pequenos animais. Dentre as afecções cutâneas, as doenças bacterianas estão entre as mais frequentes na prática dermatológica. O gênero Nocardia consiste em bactérias aeróbicas, gram-positivas, altamente patogênicas para animais e humanos, sendo encontradas normalmente no solo, na água, entre outros locais. Atualmente, a nocardiose tem sido considerada uma doença emergente entre os seres humanos e animais domésticos em todo o mundo. A infecção ocorre através de inalação de aerossóis e contato com o ambiente contaminado ou pela inoculação percutânea do agente através de feridas ou traumas, causando, respectivamente, as formas clínicas respiratória e cutânea (mais comum) da doença. O objetivo deste trabalho é fazer uma revisão bibliográfica sobre a nocardiose em cães e gatos, alertando o clínico veterinário sobre a ocorrência de tal afecção.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Adriana Leão de Carvalho Lima Gondim, Adjanna Karla Leite Araujo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.