Alopecia X em cães: revisão
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n5a573.1-8Palavras-chave:
dermatologia, alopecia, alopecia X, ciclo piloso, cãoResumo
A alopecia em cães é um achado frequente nas consultas dermatológicas veterinárias, podendo ser causada por várias doenças cutâneas e até sistêmicas. A alopecia X é uma dermatopatia, que ocorre com mais frequência em raças nórdicas, especialmente em cães da raça Spitz Alemão, sobre a qual, atualmente, não há muito conhecimento científico. Sua patogenia ainda não foi bem esclarecida e atualmente acredita-se que seja causada por um componente hereditário associado a alterações de sensibilidade a receptores hormonais dos folículos pilosos. O tratamento mais utilizado é a castração desses animais, associando a administração de algumas drogas em determinados casos e o diagnóstico é feito observando-se a resposta do paciente ao tratamento instituído. Por ser uma doença sobre a qual não há muita literatura publicada, esse artigo tem como objetivo reunir informações importantes sobre esta dermatopatia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Adriana Leão de Carvalho Lima Gondim, Adjanna Karla Leite Araujo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.