Erliquiose monocítica canina recidivante: relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n5a562.1-7Palavras-chave:
anemia, cães, doxiciclina, Erlichia sp.Resumo
A Erliquiose Monocítica Canina é uma doença causada pela bactéria intracitoplasmática obrigatória Erlichia canis, tendo como vetor o carrapato dos cães Rhipicephalus sanguineus. Possui curso clínico baseado em apresentações aguda, subclínica e crônica, variando a intensidade dos sinais, podendo cursar com anemia, depressão e em casos crônicos depleção. Apresenta distribuição mundial, porém mesmo com o vetor intensamente presente no Rio Grande do Sul, o número de relatos clínicos científicos são muito baixos. O objetivo deste trabalho foi evidenciar um relato de caso de Erliquiose Monocítica Canina em um cão no estado do Rio Grande do Sul, considerado não endêmico para a enfermidade. Um cão, Shih Tzu, fêmea, atópico, cinco anos de idade foi atendida com queixa de falta de apetite e apatia. No hemograma apresentou intensa anemia hipocrômica macrocítica. O esfregaço foi positivo para Erlichia sp. Foi instituído um tratamento com doxiciclina com posterior estabilização do quadro. Três meses após, o animal voltou a apresentar a mesma sintomatologia de apatia e falta de apetite, sendo diagnosticada com anemia normocítica hipercrômica e hematócrito de 5%. Foi instituída imediata transfusão sanguínea e novo tratamento com doxiciclina por 15 dias, sendo constatada melhora do quadro após este período. Este trabalho ressaltou a importância do correto tratamento e diagnóstico dessa enfermidade, realizado através dos sinais clínicos, identificação dos vetores da doença, os métodos laboratoriais disponíveis bem como este relato incorpora-se a bibliografia científica sobre a Erliquiose Monocítica Canina, auxiliando veterinários clínicos devido ao baixo acervo sobre a doença na região Sul.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Vinícius Macedo Padilha, Martha Bravo Cruz Piñeiro, Bruno Cabral Chagas, Julia Somavilla Lignon, Márcia de Oliveira Nobre
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.