Técnica de cantoplastia lateral para correção de “olho de diamante” em cão: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n03a766.1-5Palavras-chave:
Cantoplastia de Wyman, ectrópio, entrópio, macroblefaroResumo
O "olho de diamante" é o resultado da presença de alterações palpebrais associadas, como entrópio, ectrópio e macroblefaro. Acomete frequentemente cães de raças grandes e gigantes, pois podem apresentar características anatômicas de enoftalmia, instabilidade do músculo/ligamento lateral da pálpebra, pregas faciais e orelhas pêndulares. O tratamento corretivo requer cirurgia das pálpebras, sendo várias técnicas, com suas modificações ou associações, podem ser utilizadas. Assim, o objetivo desse trabalho foi relatar a resolução cirúrgica de um cão da raça Dogue Alemão com “olhos de diamante”, submetido a cantoplastia lateral, obtendo resultados estéticos bastante satisfatórios para a técnica cirúrgica empregada.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Karla Menezes Cardoso, Patrícia Navega, Pedro Esteves, Cátia Coutinho, Jéssica Monteiro, Rosália Vaz, Fabrício Villela Mamede, Paulo Pimenta, Tarcísio Guerra Guimarães
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.