Desbridamento com broca de diamante em gato com úlcera refratária: relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n7a616.1-7Palavras-chave:
diamond burr, felino, sequestro corneal, tratamento, úlceraResumo
A úlcera refratária é caracterizada por uma lesão espontânea superficial da córnea, geralmente recidivante, e que não cicatriza dentro de um período habitual de tratamento. É ocasionada pela não aderência do epitélio ao estroma corneano. O diagnóstico é realizado pelo curso clínico e característica da lesão, observadas através de exame e testes oftalmológicos. Além do tratamento terapêutico adequado, deve ser removido o epitélio não aderente, a fim de facilitar o crescimento de novas células epiteliais, com complexos de adesão mais fortes. A broca de diamante (DB), destaca-se de forma promissora no tratamento para as úlceras refratárias, através da ceratectomia superficial. O procedimento com a DB é descrito em variadas espécies, contudo é raramente descrita em gatos. Dessa forma objetivou-se relatar o emprego da DB no tratamento de úlcera superficial não cicatrizante em um gato. O DB mostrou ser um dispositivo eficaz, de fácil aplicação, bem tolerado e seguro, na resolução de uma úlcera de córnea refratária num gato da raça Persa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Tarcísio Guerra Guimarães, Karla Menezes Cardoso, Fabricio Villela Mamede, Susana Faim, Ana Catarina Figueira, Hugo Vilhena
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.