Pseudocisto perirenal extracapsular em um gato: relato de caso

Autores

  • Tarcísio Guimarães Institute for Clinical and Biomedical Research (iCBR), area of Environment, Genetics and Oncobiology (CIMAGO), Faculty of Medicine, University of Coimbra, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n10a666.1-5

Palavras-chave:

bilateral, capsulotomia, felino, retroperitoneal

Resumo

Pseudocisto perirenal é uma desordem pouco relatada em animais domésticos. Caracteriza-se pelo acúmulo de fluido em um saco fibroso ao redor de um ou dos dois rins. Quando o fluido acumula-se entre a cápsula renal e a parede peritoneal é classificado como extracapsular ou retroperitoneal. Objetivou-se relatar o caso de um gato sem raça definida de dois anos de idade, atendido com queixa de distensão abdominal e anorexia. O exame ecográfico revelou imagens compatíveis com pseudocisto perirenal, demostrando grande volume de fluido envolvendo ambos os rins. O tratamento instituído foi através do procedimento de capsulotomia total com omentalização. O procedimento capsulotomia, demostrou ser um procedimento muito eficaz, sem a presença complicações ou recidivas, na resolução cirúrgica do pseudocisto perirenal extracapsular com acúmulo de transudato, sem causa aparente.

Downloads

Publicado

06-10-2020

Edição

Seção

Medicina veterinária

Como Citar

1.
Guimarães T. Pseudocisto perirenal extracapsular em um gato: relato de caso. Pubvet [Internet]. 6º de outubro de 2020 [citado 22º de janeiro de 2025];14(10). Disponível em: https://ojs.pubvet.com.br/index.php/revista/article/view/350