Perfil epidemiológico da pandemia de COVID-19 e características do agente etiológico: Revisão
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n03a845.1-11Palavras-chave:
Coronavírus, covid-19, emergente, pandemia, sars-cov-2Resumo
Em 2019, na China, houve um surto de uma pneumonia de etiologia desconhecida. Diante disto, o governo chinês realizou uma investigação epidemiológica para identificação do agente causador, que veio a ser denominado SARS-CoV-2, um novo tipo de coronavírus, causador da enfermidade COVID-19. Os coronavírus fazem parte de uma grande família viral, que recebe esse nome devido às espículas que dão aspecto de coroa. Pertencem à ordem Nidovirales, família Coronaviridae e subfamília Orthocoronavirinae, sendo vírus RNA e assim com maiores predisposições a sofrerem mutações e possuem altos índices de transmissibilidade, com infecções podendo causar desde resfriados comuns até síndromes graves. Estudos evidenciaram uma semelhança de 96% do SARS-CoV-2 com o BAT-CoV, um coronavírus encontrado em morcegos. A COVID-19 se destacou na saúde pública, devido ao elevado número de casos em um curto período, eventualmente levando a uma pandemia. Na China, nos primeiros 30 dias foram confirmados 11821 casos, com 259 óbitos, e logo após foi constatado que o vírus havia se espalhado não somente na China, mas também em outros países. O tratamento é sintomático, e medidas preventivas preconizam o controle não medicamentoso, como isolamento, distanciamento social, higiene e uso de máscaras. Esta revisão tem como objetivo reunir informações relevantes sobre o agente etiológico e o perfil epidemiológico da enfermidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Amanda Barreto Nogueira, Camila Vasconcelos de Sousa Silva, Larissa Melo da Silva, Marcos Roberto Barros Freitas, Fabiana Batalha Knackfuss
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.