Elaboração e análise sensorial de hambúrguer suíno com implementação de lecitina de soja e redução de sódio
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n11a973.1-6Palavras-chave:
Análise sensorial, hambúrguer, lecitina de soja, pernil suíno, redução de sódioResumo
O objetivo do presente estudo foi elaborar quatro tratamentos de hambúrguer de pernil suíno e avaliar com a participação de provadores não treinados, os parâmetros de aparência, sabor, textura, cor e aroma através da análise sensorial de aceitação por escala hedônica de nove pontos, além de examinar a intenção de compra e de indicação para cada um dos tratamentos, sendo o tratamento A controle, tratamento B com redução parcial do teor de sódio, tratamento C com a implementação de lecitina de soja e tratamento D com implementação de lecitina de soja e redução parcial do teor de sódio. Para a formulação base foi realizada uma mistura de coentro, alho, cebola, pimenta branca, ácido ascórbico, adicionada em pernil suíno e água. De acordo com o teste de Friedman, o tratamento D obteve os melhores resultados para o atributo de aparência e o sabor foi um quesito que apresentou diferença estatística significativa (p<0,05) indicando que houve um maior impacto para aceitação dos consumidores, e, além disso, maiores intenções de compra e recomendação ao produto, onde o tratamento B, juntamente com a formulação controle A, obtiveram as melhores médias para o atributo sabor. A utilização da lecitina de soja agregou além de valor ao produto, uma melhor aparência, que agradou o consumidor; porém, o atributo sabor apresentou maior relevância quanto à preferência dos consumidores.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Raquel Martins Trindade, Ana Carolina Duque, Renato Luiz Silveira, Silvio Jorge Machado, Fabiana Batalha Knackfuss, Rami Fanticelli Baptista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.