Cardiomiopatia arritmogênica do ventrículo direito em felinos: revisão
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n7a611.1-5Palavras-chave:
arritmias, cardiopatia, CAVD, morte súbitaResumo
A Cardiomiopatia Arritmogênica do Ventrículo Direito (CAVD) é uma enfermidade herdada geneticamente que consiste em morte dos cardiomiócitos e substituição por tecido fibroadiposo. São raros os relatos de caso em felinos domésticos. Sinais clínicos como síncope, insuficiência cardíaca direita e arritmias são sugestivos da doença, porém, algumas pacientes podem ser assintomáticos. Exames complementares como eletrocardiograma, ecocardiograma, radiografia e análise histopatológica são importantes para o diagnóstico. O elevado risco de morte súbita torna desafiador o tratamento e controle da doença.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Maurício Andrade Bilhalva, Adeline Bogo Madril, Franciéli Ribeiro da Silva, Thaíssa Gomes Pellegrin, Katia Jaggi, Karmilee dos Santos Pontes, Georgina Virgínia Lavor Chacon, Raqueli Teresinha França, Paula Priscila Correia Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.