Inter relações entre anatomia vegetal e degradação ruminal de plantas forrageiras
DOI:
Palavras-chave:
Forragem, morfologia vegetal, rúmen.Resumo
A anatomia vegetal tem se constituído em uma ferramenta complementar de grande relevância para os estudos de avaliação da qualidade das forragens. Indicadores gerados pela técnica permitem tanto a comparação de espécies ou cultivares, como o acompanhamento do envelhecimento dos tecidos com a maturidade da planta. Em ruminantes, a taxa de degradação da parede celular das forragens é determinada, em grande parte, pela capacidade da biota ruminal em transpor barreiras anatômicas. Desse modo, a quantificação dos tecidos presentes nas forrageiras pode auxiliar a compreender melhor a qualidade nutricional da forragem. Portanto, objetiva-se com esta revisão demonstrar a importância de se agregar os conhecimentos relacionados à anatomia das plantas e degradação ruminal às avaliações do valor nutritivo das forrageiras.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Antônio Eustáquio Filho, Paulo Eduardo Ferreira dos Santos, e Marcos Welber Ribeiro da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.