Balanço energético negativo
DOI:
Palavras-chave:
Anestro, condição corporal, eficiência reprodutiva.Resumo
o início da lactação a vaca se encontra em balanço energético negativo, pois a necessidade de energia para a produção de colostro, de leite e para mantença, excede a quantidade de energia fornecida pela ingestão de matéria seca, que se encontra diminuída nesse período. Na fase de adaptação, os eventos homeostáticos sustentam o aporte metabólico para a lactação, garantindo o fornecimento de energia necessária para a produção de leite. O balanço energético negativo leva a mudanças metabólicas como perda de peso, mobilização de gordura e músculo, hipoinsulinemia e hipoglicemia devido à baixa IMS, elevação das concentrações de hormônio do crescimento, supressão do sistema de fator de crescimento semelhante à insulina, elevação de ácidos graxos não esterificados e β-hidroxibutirato. Todas estas mudanças do balanço energético acarretam efeitos na reprodução, por exercer influência tanto no sistema nervoso central (hipotálamo, hipófise), através da inibição da síntese e liberação de GnRH, LH e FSH, como no ovário por exercer influência na síntese de esteróides, na regulação do crescimento folicular, no sistema de IGF. Estes efeitos podem induzir mudanças na dinâmica folicular, no tamanho do folículo e na qualidade do oócito. Entendendo melhor as mudanças metabólicas que ocorrem no BEN, é possível que se estabeleça de maneira mais eficiente um escore de condição corporal ideal para cada fase do ciclo produtivo das vacas, minimizando assim, perda na eficiência reprodutiva.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Antônio Eustáquio Filho, Mariana de Souza Farias, Paulo Eduardo Ferreira dos Santos e Marcos Welber Ribeiro da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.