Erliquiose x Babesiose canina: relato de caso
DOI:
Palavras-chave:
Babesia canis, Ehrlichia canis, Cão.Resumo
As hemoparasitoses babesiose e erliquiose canina frequentemente estão associadas. Transmitidas pelo carrapato Rhipicephalus sanguineus, parasitam células como neutrófilos e eritrócitos, causando anemia acentuada, apatia, perda de peso, anorexia, epistaxe, febre, petéquias, dentre outras manifestações clínicas. Durante atendimento veterinário domiciliar, na anamnsese, observou-se um cão com 8 anos de idade, raça fila brasileiro, com falta de apetite, há 3 dias. Em exame clínico, constatou-se que o animal apresentava-se ofegante, mucosas ocular e oral hipocoradas, apatia e infestação leve por carrapatos. Para confirmação do diagnóstico, foi realizado hemograma com pesquisa de hematozoários, que resultou em alterações nas séries vermelha e branca, plaquetas gigantes, abaixo dos valores de referência, além da visualização de Babesia canis parasitando hemácias. Para tratamento, foram utilizados o dipropionato de imidocarb, oxitetraciclina, suporte vitamínico e tratamento externo contra o parasitismo por carrapato. O prognóstico é bom, embora apresente cura aparente, o animal continua portador, podendo ocorrer recidivas da doença, sendo necessário assim, o controle constante do artrópode transmissor.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Zuliete Aliona Araujo de Souza Fonseca, Êlika Suzianny Sousa, Edinaidy Suianny Rocha de Moura

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.