Roedores como um problema de saúde pública: experiência de programa de controle
DOI:
Palavras-chave:
Ratos, saneamento básico, zoonoseResumo
Com o crescimento demográfico e desenvolvimento das cidades, surgiram vários problemas de saúde pública ao longo dos anos. A falta de saneamento básico, a precariedade da disposição de resíduos sólidos e a drenagem inadequada de águas pluviais, criaram condições ideais à ligação comensal dos roedores com o homem, originando um processo de sinantropia, além de ocasionar prejuízos sanitários e econômicos à população. O objetivo do presente trabalho foi de identificar áreas urbanas de maiores infestações por roedores, espécies de maior acometimento e suas consequências, fazendo-se necessárias a implantação de um programa de controle de roedores capaz de resultados consistentes, minimizando os riscos de doença a saúde humana. Para dar início à implantação das ações de controle foi priorizado o bairro localizado as margens do rio Mossoró, com população de baixa renda, em uma área não saneada. No local foram realizadas iscagens, reiscagens e análise ambiental. Os resultados mostraram que a infestação por roedores encontrava-se elevada na região, com 95% das residências positivas. Dentre as residências infestadas, várias espécies de roedores por unidade domiciliar foram observadas, sendo que em 83% dos casos encontraram-se ratazanas ou gabirus (Rattus norvegicus), 65% camundongos (Mus musculus) e 63% eram rato preto ou de telhado (Rattus rattus). A análise ambiental mostrou que 66% dos domicílios estavam em área potencial de risco e que após o programa, o índice de infestação baixou de 95% para 17%, o que mostra que a ação foi desenvolvida de maneira eficiente, gerando resultado satisfatório e positivo para a saúde pública.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Zuliete Aliona Araujo de Souza Fonseca, Rosivaldo Quirino Bezerra, Edinaidy Suianny Rocha Moura, Êlika Suzianny Sousa, Gleidson Benevides de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.