Relação sexual do parasitismo por Haemonchus contortus em Caprinos (Capra hircus)
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v5n31.1200Palavras-chave:
anemia, edema, haemonchus contortus, helmintose,parasitoseResumo
A hemoncose é uma doença parasitaria importante para pecuária, sendo os ovinos e caprinos as espécies que apresentam um maior acometimento. Esta enfermidade é provocada pelo nematódeo de gênero Haemonchus sp., parasito de abomaso, medindo entre 1 a 2,5 cm. Trata-se da mais patogênica das helmintoses, provocando diminuição do ganho de peso, graves anemias, edemas de mucosa gástrica diminuindo a absorção de nutrientes, edemas externos denominados “edema de barbela”, sendo sua sintomatologia característica de hemoncose, além de provocar óbito em graves parasitoses. O objetivo deste trabalho foi descrever a fauna parasitária abomasal e a relação sexual do parasitismo por Haemonchus contortus. Foram coletadas amostras abomasais de caprinos após o abate, sendo recuperado um total de 12460 helmintos. Os animais abatidos foram observados no pré abate e pós abate. No pré abate foram observados pelos arrepiados e sem brilho além de anemias grave. Após o abate foi observado o parasitismo abomasal por H. contortus e T. axei, onde a carga parasitária do H. contortus representou mais de 98% do parasitismo, sendo a relação entre macho e fêmea equivalente, além do parasitismo observou-se lesões de mucosa provocado pela fixação do nematóide ao órgão e carcaça pálida.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Zuliete Aliona Araújo de Souza Fonseca, Adiza Cristiane Avelino Bezerra, Danielly Bezerra Avelino, Janilene de Oliveira nascimento, Ana Sabrina Coutinho Marques, Luiz da Silva Vieira, Silvia Maria Mendes Ahid
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.