Desempenho de bezerros pós-desmama em dieta de grão de milho inteiro
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v5n23.1143Palavras-chave:
ganho de peso, digestibilidade, desempenhoResumo
Este ensaio avaliou a utilização de dieta isenta de forragem para bezerros desmamados, baseada em milho maduro não processado. Sete bezerros foram desmamados aos 67 dias de idade e em seguida alocados a uma dieta composta exclusivamente por concentrado baseado em grão inteiro de milho e farelo de soja por 56 dias. O ganho diário de peso foi 0,901 ± 0,213 kg e o consumo de matéria seca foi 2,80 ± 0,32 kg. A eficiência alimentar foi 0,320 ± 0,061 kg de ganho/kg de consumo de matéria seca A digestibilidade aparente da matéria seca no trato digestivo total foi 75,8 ± 10,7% do consumido, o consumo como porcentagem do peso vivo foi em média 2,39% durante a determinação da digestibilidade. O coeficiente de correlação entre o consumo e a digestibilidade foi –0,70. A perda fecal de grãos inteiros de milho nas fezes foi 1,03% do grão ingerido e não se correlacionou à digestibilidade do concentrado. Não foi observado qualquer caso de timpanismo ou distúrbio nos locomotores, sugerindo que acidose ruminal não foi um problema nestes animais. Bezerros na fase pós-desmama alimentados exclusivamente com concentrado baseado em grão inteiro de milho tiveram desempenho zootécnico satisfatório.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Priscila Zambalde Lasmar, Rafaella Cristina Machado de Melo, Luciene Lignani Bitencourt, Sancho Siécola Júnior, José Ricardo Martins Silva, Marcos Neves Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.