Relato de caso: Hiperestrogenismo em cão decorrente de sertolioma
DOI:
Palavras-chave:
.Resumo
Como resultado do hiperestrogenismo, apresenta-se a síndrome paraneoplásica de feminização, que caracteriza-se por: ginecomastia, galactorréia, prepúcio pendular, atrofia do pênis e atrofia do testículo contralateral, associado a dermatoses clínicas como, alopecia bilateral simétrica, pelagem baça, facilmente destacáveis que falha no recrescimento após a tosa, hiperpigmentação variável. O diagnóstico baseia-se no histórico, anamnese, sinais clínicos, ultrasonografia testicular, dosagem hormonal de estrógenos plasmáticos ou séricos e realização de exame histopatológico. O tratamento de eleição é a orquiectomia. O objetivo do presente trabalho é relatar a singular ocorrência de hiperestrogenismo em um cão jovem causada por um sertolioma.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Amanda Furjan Rial; Scharla Walesca; Vanessa Satie Yamanaka; Lilian Helena Cassanego; Andréa Christina Ferreira Meirelles; Liege Georgia Andrioli Martins
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.