Adenocarcinoma nasal em cão: relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v16n5.1289Palavras-chave:
neoplasia; cão; cavidade nasalResumo
Estima-se que a incidência do câncer em cavidade nasal no cão seja de 1% de todos os cânceres e 80% dos tumores nasais são malignos. O tipo mais comum de câncer que afeta cavidade nasal em cães é o carcinoma, que inclui adenocarcinoma nasal. Há uma maior prevalência de neoplasias nasais em cães machos, principalmente raças dolicocéfalas e mesocéfalas assim como raças de grande porte. Os sinais clínicos do adenocarcinoma nasal são os mesmo das rinites infecciosas, incluindo corrimentos nasais catarrais ou mucopurolento, hemorragia periódica, lacrimejamento aumentado devido a obstrução dos ductos nasolacrimais e espirros, sendo muito importante o diagnóstico diferencial de rinite. Neoplasias grandes também interferem com o fluxo do ar causando respiração estertorosa. O presente trabalho relata um caso que foi encaminhado ao Hospital Veterinário da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Campus Toledo (PUC-PR), um cão da raça poodle, fêmea com cinco anos de idade, 3,6kg, com histórico de dispnéia inspiratória, respiração estertorosa e secreção nasal mucopurolenta. Foram realizados exames radiológicos e citológicos sendo compatível com diagnóstico de adenocarcinoma nasal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Alice Pontes Formighieri, Ana Claudia Cazarotto Cella, Maysa Franzói de Carvalho, Liege Georgia Andrioli, Andréa Christina Ferreira Meirelles
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.