Adenocarcinoma papilar de pulmão em cão: Relato de caso
DOI:
Palavras-chave:
cães, neoplasias, neoplasias pulmonaresResumo
Uma cadela de onze anos de idade, sem raça definida, foi apresentada com sinais clínicos de dispneia e anorexia. Após a toracocentese, as radiografias torácicas demonstraram distribuição difusa de líquido e massa radiopaca no pulmão esquerdo. Foi realizada biopsia do pulmão com agulha transtorácica. Ao exame pós-morte observou-se tumor pulmonar com grande quantidade de muco e aumento de volume do pulmão esquerdo compatível com neoplasia primária. O diagnóstico histopatológico de adenocarcinoma papilar baseou-se na observação de epitélio predominantemente simples de células colunares com núcleos basais e ovóides, regiões de epitélio estratificado com células cubóides e presença de muco no lúmen das células. Este relato de caso indica que as neoplasias pulmonares também devem ser consideradas como diagnóstico diferencial nos cães com dispneia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Thatianna Camillo Pedroso, Simone Reschke Mendes Grance, Veronica Jorge Babo-Terra, Carlos Stief Neto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.