Amastigotas de Leishmania sp. no sangue periférico de cães
DOI:
Palavras-chave:
Leishmaniose Visceral, sangue periférico, cães, amastigotas, monócitosResumo
Leishmaniose Visceral Canina é uma doença sistêmica causada, no Brasil, pelo protozoário Leishmania chagasi. É transmitida por mosquitos hematófagos flebotomíneos e os cães são os principais reservatórios da doença para os humanos. O diagnóstico parasitológico é feito através da demonstração do parasito em material de biopsia ou punção aspirativa de baço, fígado, medula óssea e linfonodos. O objetivo desse trabalho é relatar a presença de amastigotas de Leishmania sp. no esfregaço de sangue periférico de cães durante a realização do hemograma. O diagnóstico preciso da leishmaniose no cão é essencial na prática veterinária para o controle da disseminação da doença.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Veronica Jorge Babo-Terra; Débora Ribeiro Toledo; Maristela Martins Halverson
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.