Perfil de suscetibilidade antimicrobiana de cepas de Salmonella spp. isoladas de granjas avícolas
DOI:
Palavras-chave:
Salmonella spp, antimicrobianos, resistênciaResumo
Há uma crescente preocupação com o aumento da resistência antimicrobiana em microrganismos patogênicos transmitidos por alimentos. Dentre eles, se destacam as bactérias do gênero Salmonella, principais agentes etiológicos de surtos de infecção alimentar. Foram analisados 37 isolados de Salmonella spp. provenientes de granjas avícolas de Uberlândia, MG, Brasil, objetivando avaliar o seu perfil de susceptibilidade aos antimicrobianos. A susceptibilidade foi determinada pelo método de difusão em discos utilizando 14 antimicrobianos. As amostras apresentaram, de forma geral, sensibilidade à maioria dos antimicrobianos testados. Entretanto, as cepas demonstraram resistência à penicilina G (100%) e à tetraciclina (29,73%). Treze amostras (35,14%) apresentaram padrão de multi-resistência, com resistência a dois ou mais antimicrobianos testados, sendo a resistência à tetraciclina e penicilina as mais observadas (29,73%). Uma amostra mostrou-se resistente a sete dos 14 antimicrobianos testados. Os resultados obtidos permitem concluir que apesar das cepas em sua maioria serem sensíveis aos antimicrobianos testados, há a emergência de cepas multi-resistentes, o que requer uma vigilância constante nos plantéis avícolas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Liliane Pinheiro, Roberta Torres de Melo, Eliane Pereira Mendonça, Letícia Ríspoli Coelho, Guilherme Paz Monteiro, Daise Aparecida Rossi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.