Produção de leite no Brasil: qualidade, mercado internacional e agricultura familiar
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v5n32.1210Palavras-chave:
Produtor rural; IN 51; Segurança alimentarResumo
configurar como uma das principais atividades econômicas geradoras de emprego e renda. O setor leiteiro está inserido em um ambiente onde há forte concorrência, e desse modo, os produtores, em especial os de escala reduzida, necessitam de auxilio para a comercialização de seus produtos de modo a se manterem no mercado. Focando na qualidade do leite cru produzido, fonte primordial para que todos os produtos lácteos sejam industrializados e comercializados, é necessário entender que o leite é um alimento nobre e altamente perecível, sendo necessário dar atenção à qualidade do mesmo. Historicamente as normas brasileiras de qualidade do leite tiveram seu enfoque voltado ao processo de industrialização e qualidade do produto final, colocando em segundo plano a qualidade da matéria prima. A Instrução Normativa 51 (IN 51) editada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Brasil, 2002) e implantada em julho de 2005 nos Estados do Sul, Sudeste e Centro-oeste, teve entre seus objetivos, padronizar a qualidade do leite cru produzido no país, procurando melhorar a qualidade para o mercado interno e tornando-o competitivo no mercado internacional. Parcela significativa dos produtores de leite brasileiros, ainda não está preparada para enfrentar as exigências da IN 51 e estes produtores poderão ser excluídos da cadeia produtiva, caso não se adaptem a esta nova realidade. O enfoque do estudo é abordar o mercado lácteo nacional, discutindo aspectos de qualidade higiênica mínima e a manutenção do produtor de leite brasileiro na cadeia produtiva, buscando compreender como é possível produzir dentro das normas, sem excluir parcela significativa dos milhares de produtores brasileiros, que dependem do leite para a manutenção de mensal das propriedades e das famílias agricultoras.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 César Augustus Winck; Alex Leonardi; Miguelangelo Gianezini; Clandio Favarini Ruviaro; João Armando Dessimon Machado
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.