Notas sobre mudanças tecnológicas na produção e agroindústria de aves na região da Amrec, SC
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v18n17.1768Palavras-chave:
AgroPonte, Avicultura, Santa Catarina, TecnologiaResumo
O estudo de atividades agropecuárias e agroindustriais em regiões com economia diversificada é relevante pelo impacto desta produção no processo de desenvolvimento, contemplando realidades específicas e demonstrando como são produzidos seus principais bens agropecuários. Assim, objetivou-se desenvolver uma pesquisa, voltada à temática da inovação (mudanças tecnológicas) nas atividades agropecuárias e agroindustriais, com foco no setor avícola dos municípios da AMREC, no Sul de Santa Catarina. O estudo teve abordagem qualitativa, sendo a variável temporal limitada ao segundo semestre de 2013 e a amostragem não probabilística intencional. Com relação aos procedimentos, optou-se: a) pela realização de pesquisa bibliográfica sobre a temática; b) pesquisa de campo, tanto para coleta de informações junto aos expositores de uma feira agropecuária, quanto para coleta de dados com técnicos da CIDASC; e c) levantamento em documentos disponibilizado pela EPAGRI. Os resultados do estudo apontam que o crescimento da produção de aves na região tem atraído a atenção de algumas empresas. Contudo observou-se que as mesmas fabricam e ofertam equipamentos "de linha" e soluções tecnológicas ainda convencionais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Miguelangelo Gianezini, Lucas Nesi Destro, Júlio César Zilli, Melissa Watanabe
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.