Fator inseminador num protocolo de inseminação artificial em tempo fixo: relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v5n23.1144Palavras-chave:
vacas mestiças, prenhez, controle reprodutivoResumo
Objetivou-se com este estudo, relatar a importância de um bom inseminador dentro de um programa de inseminação artificial em tempo fixo (IATF) durante os meses de setembro a novembro de 2010 utilizando 29 vacas leiteiras mestiças divididas em três lotes que seguiram um mesmo protocolo: D0 – implante de progesterona com benzoato de estradiol, D8 – retirada do implante, prostaglandina e ECG, D9 (manhã) – benzoato de estradiol, D9 (tarde) – GNRH e D10 – IATF. O lote um (n=10) foi inseminado em setembro pelo inseminador da fazenda. O lote dois (n=10) foi inseminado pelo mesmo inseminador no mês de outubro, e no lote três foram inseminados 9 animais por um inseminador experiente no mês de novembro. Os índices de prenhez foram 10% (1/10); 20% (2/10) e 77,77% (7/9) respectivamente para os lotes um, dois e três, podendo confirmar o quanto a mão-de-obra treinada é importante para obtenção de bons resultados em programas reprodutivos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Gabriela Lucia Bonato
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.