Utilização de silagem de capim para alimentação de ruminantes
DOI:
Palavras-chave:
silo, forrageiras, valor nutritivo, aditivosResumo
maior produtividade é definida na época de altas temperaturas e elevada umidade. A conservação de forragem pelo método de ensilagem é uma prática bem difundida, mas que apresenta certas dificuldades para a confecção de uma silagem de boa qualidade. A silagem de capim é uma boa alternativa para reservar o excedente de produção da época das águas para ser utilizado na época seca. No entanto, esse material apresenta características desfavoráveis como o excesso de umidade, alto poder tampão e baixo teor de carboidratos solúveis. Estas características podem ser corrigidas quando utilizamos a adição de produtos que melhoram as características fermentativas da silagem, proporcionando menores perdas por efluentes, e com o aumento do teor de matéria seca. Neste trabalho foram abordados os gêneros mais utilizados, os fatores que afetam a qualidade da silagem, as técnicas para manipulação da fermentação e os efeitos sobre o valor nutritivo da silagem, bem como a forma de fornecimento para que seja obtida uma boa resposta animal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Cesar Conte Guimarães Filho, Keithon Damásio Monteiro, Bruno Borges Deminicis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.