Efeitos de diferentes aditivos sobre a composição bromatológica e pH de silagens de capim elefante
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v8n13.1739Palavras-chave:
Silagem, Conservação de Forragem, Pennisetum purpureumResumo
Objetivou-se com este trabalho, verificar a eficiência de diferentes aditivos sobre a composição bromatológica e pH da silagem de capim-elefante. O plantio do capim-elefante cv. Napier (Pennisetum purpureum Schum.) foi feito em covas de 25 cm de profundidade com espaçamento entre linhas de 80 cm, após o preparo do solo. O capim-elefante foi colhido aos 180 dias de idade e triturado em partículas de 0,5 a 2,0 cm. Os tratamentos consistiram em Controle (sem aditivo); Fubá, à 8% da matéria natural; Cloreto de sódio, à 8% da matéria natural; Uréia, à 8% da matéria natural, Açúcar cristal, à 8% da matéria natural e Fubá mais açúcar cristal, onde Fubá a 4% da matéria natural e Açúcar cristal a 4% da matéria natural (totalizando 8%). As análises realizadas foram de matéria seca (MS), proteína bruta (PB), fibra em detergente neutro (FDN), fibra em detergente ácido (FDA), lignina (LIG), extrato etéreo (EE) e matéria mineral (MM). O Tratamento com cloreto de sódio (8%) proporcionou a confecção da melhor silagem, levando em consideração o pH e composição bromatológica quando comparadas às silagens confeccionadas com os outros aditivos testados. Contudo a silagem com este aditivo não possui níveis adequados de proteína para uma dieta equilibrada baseada apenas em silagem. A uréia na dose utilizada (8%) inviabiliza a silagem pelo alto poder de alcalinização. O alto tempo de corte do capim elefante (180 dias) reduziu o valor bromatológico da silagem.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Bruno Borges Deminicis, Rafael Pavesi Araújo, Norberto Silva Rocha, Matheus Lima Corrêa Abreu, Rafaela Neves Guerra, Vitor Luiz de Souza Hertel, Antônio Delunardo Pandolfi Filho, Patricia do Rosário Rodrigues, Isabela Moraes Amorim
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.