Sistema silvipastoril como alternativa de uso da terra
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v5n38.1245Palavras-chave:
Brachiaria, sistema silvipastoril e agroflorestaResumo
Atualmente duas grandes vertentes estão sendo amplamente difundidas, estas dizem respeito ao aumento da demanda mundial por alimentos em especial por proteína de origem animal e outra sobre a preservação ambiental, porem, estes apresentam um fator complicador que está relacionado à grande demanda por madeira, fazendo com que haja um aumento do desmatamento ilegal, com substituição das áreas de mata por pastagem que irão servir de alimento para os animais. Diante deste cenário, surgiram os sistemas silvipastoris que é uma modalidade de sistema agroflorestal que se refere às técnicas de produção nas quais se integram os animais, as árvores e as pastagens numa mesma área. A utilização desses sistemas pode ser benéfica quando aplicados de maneira correta, no entanto sua forma de utilização foi durante anos feita de maneira equivocada, o que provocou uma diminuição da utilização destes sistemas. Com isso, esta revisão tem por objetivo caracterizar os componentes e fazer uma classificação dos sistemas silvipastoris para que este possa ter um melhor entendimento de sua utilização.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Raphael Pavesi Araújo, João Carlos de Carvalho Almeida, Bruno Borges Deminicis, Saulo Alberto do Carmo Araújo, Everton Teixeira Ribeiro, Mariá Moraes Amorim, Patricia do Rosario Rodrigues
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.